(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Como é feito o processo de fabricação do vergalhão?
Como é feito o processo de fabricação do vergalhão?

 

Como são fabricados os vergalhões de aço?

Na primeira etapa de criação dos vergalhões o ferro-gusa – derivado da redução do minério de ferro pelo carvão e calcário num alto-forno – é misturado com sucata de aço, em proporções que variam entre 60-40% ou 90-10%, respectivamente de sucata de aço e ferro gusa. Essas quantidades variam pois dependem dos valores e disponibilidades de matéria-prima, no momento da fabricação. A fusão entre esses dois materiais é feita em fornos elétricos ou alto-fornos, por meio de reações químicas de redução.

Após esse processo, o ferro fundido passa pelo processo de refinamento. Nos conversores de oxigênio é removido o excesso de carbono, diminuindo a quantidade de impurezas. Nesse ponto ele deixa de ser ferro e torna-se aço. Essa mistura que começou a dar forma ao aço é levada ao forno-panela para novo refinamento. Em seguida são feitos alguns tratamentos para otimizar algumas propriedades do material, como modificar sua estrutura cristalina ou reduzir suas tensões internas.

 

Depois de refinado, o aço é levado a um dispositivo de lingotamento contínuo. Moldado e resfriado, o aço é cortado nas dimensões já pré-estabelecidas, os chamados tarugos.

A última etapa de fabricação do aço é o processo de laminação. Reaquecido, tendo o seu diâmetro reduzido, o aço é laminado no formato de vergalhão ou fio maquina e então é resfriado.

No caso dos fios de aço (VS 60) ocorre mais um processo chamado de trefilação. Nele, o fio-máquina é trefilado, sem reaquecimento. No caso dos arames (ou fio de aço), o fio maquina é trefilado com posterior recozimento em fornos de tratamento térmico.

Principais características

Alguns detalhes e características diferenciam os vergalhões de aço entre si. As barras de aço VS 25, por exemplo, são obrigatoriamente lisas e sem nervuras ou entalhes. Já as barras VS 50 possuem nervuras, que são transversais oblíquas e longitudinais contínuas. O fio de aço VS 60 pode ser tanto liso quanto nervurado, porém se o seu diâmetro nominal for de 10 mm entalhes e nervuras tornam-se obrigatórios.

O fornecimento das barras ou fios de aço são de 12 m de comprimento. Mas os vergalhões de aço também podem ser adquiridos com outros comprimentos utilizando o serviço de corte e dobra Votoraço.

Como é classificado o vergalhão de aço?

Os vergalhões de aço podem ser classificados de acordo com o processo de produção. São considerados barrasos vergalhões com diâmetro nominal a partir de 6,3 mm, obtidos pela laminação a quente e sem sofrer nenhum processo posterior de deformação mecânica. Os fios de aço são denominados quando o diâmetro nominal é de 10 mm ou inferior, sendo obtido por trefilação ou laminação a frio. Outra classificação é conforme o seu limite de escoamento mínimo: VS 25 (250 MPa), VS 50 (500MPa) e VS 60 (600MPa).

 

https://www.votoraco.com.br/como-e-feito-o-processo-de-fabricacao-do-vergalhao/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2019. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h