(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Estrutura de Concreto Armado: Dicas e conceitos importantes
Estrutura de Concreto Armado: Dicas e conceitos importantes

https://d1v5m8ybagjdqx.cloudfront.net/wp-content/uploads/2017/03/32710765645_c8367bcfe0_b.jpg

 

A estrutura de concreto armado é com certeza uma das estruturas mais utilizadas nas construções brasileiras.

O concreto armado pode ser adotado em diversos tipos de construção, desde edificações, contenções, obras de artes especiais, obras de artes correntes, equipamentos como postes, bancos e tantas outras opções.

A estrutura de concreto armado é muito eficiente, pois combina duas características importantes de seus principais materiais. Aproveita da melhor forma possível a resistência à compressão do concreto e a resistência à tração por meio do aço.

A combinação do aço com o concreto só é possível pelo fenômeno da aderência. É pela aderência que estes dois materiais tão diferentes podem trabalhar juntos e transferir esforços de maneira adequada.

Por isso, que as barras de aço utilizadas no concreto possuem nervuras, ou saliências, para aumentar a superfície de contato e consequentemente a aderência.

Veja a seguir dicas importantes para ter sucesso com a construção de uma estrutura de concreto armado.

Dicas para uma boa estrutura de concreto armado

 

1 – Projeto de estrutura de concreto armado:

A primeira dica para ter sucesso com este tipo de estrutura é ter em mãos um bom projeto estrutural. Assim você garante segurança e economia para sua obra.

Um bom projeto estrutural depende de dois aspectos importantes, o cálculo estrutural e o detalhamento. O cálculo é a fase do projeto onde o projetista define dimensão das peças, resistência dos materiais e quantidade de concreto e aço necessárias para resistir aos esforços.

A fase do detalhamento é o momento onde será colocada no papel, de maneira gráfica, o que foi calculado. Ou seja, será indicado os detalhes, posição das armações, dobras, reforços e tantos outros pontos importantes.

Para um projeto de sucesso são necessários um bom cálculo e um bom detalhamento.

 

2 – Utilização de materiais de qualidade:

Outro ponto fundamental para uma estrutura de concreto armado é a utilização de materiais de construção de qualidade.

A qualidade do material dependerá muito da sua origem e da maneira como foi armazenado na obra. Materiais de ótima qualidade podem perder suas boas características se armazenados de maneira inadequada.

É necessário um cuidado especial com o cimento, areia, brita, aço e a água a ser utilizada.

O uso de materiais fora da especificação podem reduzir a qualidade final da estrutura, comprometendo a resistência final do concreto armado.

 

3 – Utilização do traço correto:

O traço do concreto é a quantidade de cada material utilizada para alcançar uma determinada resistência indicada em projeto.

A utilização do traço é fundamental para garantir qualidade à estrutura de concreto armado. O traço é a combinação ideal de todos os insumos envolvidos na produção do concreto.

A falta de um traço correto pode ter como consequência baixa resistência do concreto. Em alguns casos, pode também gerar desperdício de material, utilizando mais cimento do que realmente precisa para determinada obra.


4 – Processo de fabricação adequado:

O concreto pode ser preparado de diversas formas, cada uma delas possui seus requisitos para garantir a qualidade final do concreto armado.

O concreto pode ser produzido na obra manualmente, produzido na obra mecanicamente ou pode ser industrializado (concreto usinado).

Todas as formas de produção podem garantir um concreto de qualidade, desde que sejam obedecidos o que é indicado pela boa prática da engenharia. É necessário ter um cuidado especial com a mistura correta dos insumos, pois em cada caso o concreto é feito de maneira diferente.


5 – Lançamento e adensamento correto:

O lançamento e o adensamento também são importantes para que se tenha uma estrutura de concreto armado de qualidade.

O lançamento deve ser feito de uma altura adequada para não produzir segregação do material. Em especial na concretagem de pilares e elementos de fundação o lançamento deve utilizar de artifícios para reduzir a altura do lançamento.

O adensamento também será responsável por uma estrutura sem defeitos, eliminando possíveis vazios no concreto e a formação de brocas. O adensamento pode ser feito com auxílio de vibradores manuais.


6 – Cura do concreto armado:

Por fim, será necessário ter um cuidado especial com a cura do concreto armado.

Uma boa cura pode limitar consideravelmente a formação de fissuras de retração durante o processo de endurecimento da estrutura.

Esta cura pode ser feita de inúmeras formas. A mais convencional é a cura úmida, com a aplicação de água na superfície do concreto de forma periódica até a finalização do processo de cura.

É possível utilizar também mantas e lonas sobre o concreto, permanecer com as formas de madeira nas laterais da viga e fundos de laje, e até mesmo utilização de cura química para alguns tipos de estrutura.


https://www.engenhariaconcreta.com/estrutura-de-concreto-armado-dicas-e-conceitos-importantes/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h