(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Estrutura de Concreto Armado: Laje
Estrutura de Concreto Armado: Laje

http://blogpraconstruir.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Laje-Pr%C3%A9-moldada.png

 

O que é laje?

A laje é a primeira cobertura da casa e o terceiro elemento da estrutura de concreto armado que irá dar sustentação para a sua casa.

A laje é uma superfície plana de concreto armado, dimensionada para suportar e distribuir o peso do telhado e caixa d’água para as vigas. Normalmente as dimensões e sentidos das lajes são especificadas no projeto estrutural elaborado pelo engenheiro calculista.

Para dar sustentação a laje durante a construção são utilizadas tábuas de madeira. Essas tábuas de madeiras são fixadas por escoras de madeiras ou metálicas, alguns chamam esta etapa da obra de paliteiro.

Para evitar que a laje ceda após a retirada das escoras, é feita a contra-flecha, que é o deslocamento de cerca de 2cm do centro da laje para cima durante a montagem, formando uma barriga. Assim quando as escoras forem retiradas a laje voltará para a posição horizontal sem danos em sua estrutura.

Geralmente as lajes são instaladas conforme os cômodos e posicionadas sobre quatro vigas. Os tipos de lajes mais comuns são: pré-moldada ou treliçada, maciça com concreto armado ou protendido.

Laje Pré-moldada (treliçada)

As lajes pré-moldadas ou treliçadas são as mais comuns nas casas e podem ser aplicadas em vãos (entre apoios) de até 12m. A resistência da laje vêm das vigotas de concreto armado, estas podem ser treliçadas ou em “T”. Quanto maior é a altura da vigota, maior é a resistência da laje. Em residências, as vigotas mais utilizadas tem 8, 12 e 16cm de altura e são chamadas de laje para forro H8, laje para piso H12 ou laje para vão grande H16 respectivamente.

A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d’água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados). E a laje para vão grande H16, é recomendada para vãos muito largos ou para situações de sobrecarga, como depósitos e mezaninos.

O preenchimento da laje é feito com lajotas de cerâmicas ou placas de EPS (um tipo de isopor).

Após posicionar as vigotas e enchimentos, são colocadas as malhas de aço. Estas são amarradas entre si com barras de aço e arame. Depois, para unir todos estes elementos é utilizado um concreto com alta resistência para unir todos os materiais.

Geralmente as vigotas são construídas fora da obra por empresas especializadas. A empresa contratada deverá fornecer as vigotas, lajotas ou EPS e o manual de instruções para a montagem.

Laje maciça com concreto armado

A laje maciça é utilizada em vãos (entre apoios) de 4 a 7m. A sua estrutura é composta basicamente por uma malha de aço coberta com concreto de alta resistência.

Para garantir sua estrutura e formato, em toda a base da laje são colocadas tábuas de madeira. Essas tábuas são apoiadas nas escoras de madeira ou metálica. Estas escoras só deverão ser retiradas após a secagem (cura) total do concreto.

Os pontos de atenção para fazer uma laje maciça com concreto armado são praticamente os mesmos da laje pré-moldada, sendo a única diferença relevante que a montagem da laje é feita em cima de tábuas de madeiras ou madeirites.

Laje maciça com concreto protendido

A laje com concreto protendido é utilizada em construções que necessitam maximizar o aproveitamento da área, como por exemplo salões de festas e estacionamentos.

Esta técnica substitui a malha de aço por uma tela com cabos de aço. Três dias depois de colocar com concreto, os cabos de aço são esticados (tensionados) com um macaco hidráulico. Após a secagem do concreto é retirado o macaco hidráulico e a resistência do concreto é aumentada devido a tensionamento dos cabos de aço.

Os pontos de atenção para fazer uma laje maciça com concreto protendido são praticamente os mesmos da laje pré-moldada, sendo que a única diferença é que após 3 dias da concretagem realiza-se a protensão da armadura.

Como fazer uma laje?

Montagem da laje

O primeiro passo é verificar se as vigotas e enchimentos entregues pela empresa especializada estão com as mesmas quantidades e medidas do projeto. Confira também se a empresa enviou o manual com as instruções de montagem e se o pedreiro contratado entendeu as instruções.

Após posicionar as vigotas e lajotas, são colocadas as tábuas e escoras. Verifique se o escoramento está firme, normalmente a distância entre as escoras varia de 1 a 1,3 metros. Preste atenção também se a contra-flecha foi feita corretamente.

Passar a tubulação

Outro ponto importante é verificar se as tubulações, eletrodutos e os pontos de luz já foram posicionados. Depois da concretagem as lajes não devem ser cortadas.

Posicionar as malhas de aço

As malhas de aço devem ser sobrepostas e amarradas entre si com barras de aço e arame. Confira se estes estão bem presos.

Caixarias

Verifique se as caixarias que delimitam o tamanho da laje estão firmes e alinhadas verticalmente. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Concretagem

O concreto deve ser colocado somente após a montagem completa da laje. O concreto pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

O processo de secagem do concreto dura 7 dias, durante este período é importante manter a laje úmida para evitar fissuras. Por isso, certifique-se que o pedreiro está molhando a laje no mínimo duas vezes por dia. Após a secagem, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.

Nós conseguimos explicar o que são lajes? Você ficou com alguma dúvida? Compartilhe os seus comentários ou nos envie as suas dúvidas através deste formulário. Nos ajude a melhorar.

Como calcular os materiais de construção?

Treliças e enchimento

As lajotas e treliças da laje pré-moldadas geralmente são compradas nas mesma empresa. Para fazer o orçamento você deverá informar apenas a resistência da laje e a área em m2. A empresa contratada deverá analisar o projeto estrutural e visitar a construção para conferir as medidas. Depois de alguns dias a empresa irá entregar na sua obra um kit com as lajotas ou EPS, treliçadas de concreto e manual de montagem.

Concreto

Já para calcular a quantidade de cimento, areia, pedra ou concreto usinado (pronto), você deve primeiro calcular o volume da laje. Para isso multiplique a largura x altura x espessura da laje. Cuidado com as unidades, geralmente a espessura esta em cm.

Se você optou em comprar o concreto usinado, não precisa fazer mais nada. Se optou por rodar o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para ter o rendimento. O rendimento determina a quantidade cimento, areia e pedra necessários para produzir 1 m3 de concreto. Depois é só multiplicar o rendimento de cada material pelo volume calculado antes.

Aço

Já as telas ou malhas de aço geralmente não compradas prontas. Para saber a quantidade de tela basta dividir a área (largura x comprimento) da laje por 5, que é a área da tela sobreposta.

Madeira

Para as tábuas da caixaria basta calcular o perímetro externo e dividir pelo tamanho da tábua. A quantidade de escoras é igual a área da laje. Já a quantidade de tábuas para suporte igual a área da laje divida pela área da tábua.

 

http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/laje/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h