(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Melhores práticas: corte e dobra de aço
Melhores práticas: corte e dobra de aço

 

Montagem da bancada

A bancada deve ser montada numa área isolada, longe do trânsito de trabalhadores e que, de preferência, possa ser trancada após seu uso. As normas de segurança também determinam que ela seja montada em local coberto. Se a obra ainda estiver no início, ela pode ser construída sob uma estrutura provisória. Outro cuidado importante é que a bancada tenha entre 75 cm e 80 cm de altura, para facilitar ergonomicamente o trabalho do operador da serra.

Equipamentos de segurança
Para garantir a integridade física de quem opera a serra, é preciso utilizar os seguintes equipamentos: óculos de segurança, avental de raspa, luva de raspa, máscara de poeira, protetor facial com abafador de ruído e bota de segurança.

Medição
Com a bancada montada e as condições de segurança garantidas, meça onde deve ser feito o corte no vergalhão e ajuste-o à bancada. Em seguida, trave a peça para que não saia do lugar durante o trabalho e faça o corte.

Corte do aço
O disco deve ser aplicado lenta e gradualmente, para não ser danificado nem travar o aparelho. Para a segurança do trabalho, também é importante só ligar a serra quando o material estiver posicionado e a bancada preparada. Durante o processo de corte, não devem ser feitas outras atividades enquanto a máquina estiver ligada. Qualquer desatenção pode causar ferimentos graves.

Acréscimos na medida
Os cortes devem ser feitos de acordo com as medidas do projeto, mas para dobrar o aço é preciso considerar um pequeno acréscimo. Como a curva não conseguirá ter exatamente 90°, acrescente de 2 cm a 4 cm, de acordo com a bitola da barra, quando for fazer as medições. Esses centímetros a mais serão descontados pela curvatura do vergalhão.

Apoio firme
O apoio para dobrar as barras pode ser montado com três pinos soldados a uma chapa de ferro, que deve estar parafusada à bancada de madeira, para oferecer firmeza durante a execução do trabalho.

Dobra do aço
Com a ajuda de uma alavanca, puxe o aço na altura calculada para fazer a dobra. Após finalizar o trabalho, fique atento para não armazenar as peças em contato com terra, umidade ou outras impurezas.


https://equipedeobra.pini.com.br/2015/08/melhores-praticas-corte-e-dobra-de-aco/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2019. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h