(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » O que é sapata corrida?
O que é sapata corrida?

O que é sapata corrida

 

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.

A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo. O topo da sapata corrida pode ser reto ou piramidal. E as estruturas de aço mais utilizadas são o radier e gaiola.

Como fazer uma sapata corrida?

Escavação

A sapata corrida fica abaixo da alvenaria. Portanto, você deve observar na obra se as posições onde foram feitas as escavações correspondem a localizações das futuras paredes ou muros. Veja também se as medidas estão coerentes com o projeto.

 

Outro ponto importante é verificar se o fundo foi devidamente compactado e recebeu uma camada de 5cm de concreto magro. Esta camada serve para nivelar e isolar a estrutura de aço do solo. Se você optar por colocar pedra brita ao invés do concreto magro, certifique-se que ela está compactada e será molhada antes de colocar o concreto.

Posicionamento da armação de aço

As armações de aço devem ser posicionadas com os ferros e dobras voltados para cima. O aço nunca devem ter contato direto com o solo. Recomenda-se a utilização de espaçadores para isolar o aço do solo e evitar que a armação se mova durante a concretagem.

 

Após colocar as armações da fundação são fixadas as colunas de aços do arranques ou pilaretes. Certifique-se que as colunas dos arranques estão perpendiculares (aprumadas) e no centro da coluna. Novamente as barras de aço não podem ter contato direto com o solo.

Caixarias

Quando o nível terreno está abaixo do nível da rua é necessário colocar tábuas de madeiras para dar o formato as sapatas corridas. Estas tábuas são chamadas de caixarias. Elas devem estar firmes, alinhadas e presas com parafusos borboletas ou arames. Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.

Concretagem

Após posicionar as armações de aço e caixarias, é colocado o concreto. Este pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.

Após a secagem, cerca de 5 dias, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço. A impermeabilização deve ser feita logo em seguida para proteger tanto a fundação quanto a alvenaria e seus revestimentos da umidade e infiltrações.

 

http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/sapata-corrida/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h