(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Por que usar aço na construção civil?
Por que usar aço na construção civil?

 

Há registros da utilização do aço em edificações desde o século III, porém foi no século XVIII, com a arquiteturas mais ousadas, que o aço começou a ser utilizado na construção civil. É inviável imaginar uma obra hoje sem esse rico material. Ele proporciona a arquitetos, engenheiros e construtores soluções ousadas e eficientes de alta qualidade. A Ponte Ironbridge – construída em 1779 na Inglaterra – foi uma das primeiras obras modernas a usar estruturas metálicas. Atualmente, encontramos estruturas metálicas nas megaconstruções, como os arranha-céus das grandes cidades.

Ligado à ideia de modernidade inovação, o aço é utilizado na Construção Civil tanto pela alta qualidade e eficiência quanto pela suas qualidades estéticas. É um material que diminui o tempo de construção e aumenta a produtividade, reduzindo o uso de outros materiais e mão de obra.

Vantagens

A liberdade criadora no projeto arquitetônico, possibilitando a elaboração de projetos arrojados, é uma das vantagens do uso do aço. Também é mais flexível que outros materiais e tem um melhor aproveitamento do espaço interno, aumentando a área útil.

Segundo o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), ele é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento tanto convencionais (tijolos, blocos e lajes moldadas in loco) como componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis dry wall, etc.). Essa qualidade permite que a fabricação da estrutura seja feita em paralelo com a execução das fundações. Isso diminui a formação de escoramentos. Comparado aos processos convencionais, há uma boa redução quanto ao tempo de execução da obra. Outra vantagem é que a montagem da estrutura não é afetada pela ocorrência de chuvas.

Como é totalmente pré-fabricada, a estrutura metálica diminui o desperdício de materiais, aumenta a velocidade da obra e também possibilita uma melhor organização no canteiro de obras, já que não há a necessidade de grandes depósitos de areia, brita, madeiras e ferragens.

A leveza do aço é outro enorme benefício para a obra. Essa característica pode diminuir significativamente o custo das fundações em comparação com outros métodos. 

O aço é 100% reciclável, então, as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas. Isso ajuda, e muito, a preservar o meio ambiente, principalmente pela redução no consumo de madeira na obra.

As vantagens do aço na construção civil são inúmeras. Estruturas metálicas, além de práticas e úteis, também são muito usadas por arquitetos pelos seus aspectos estéticos. Estrutura metálica aparente ou revestida? Essa é a primeira decisão que o arquiteto deve tomar ao trabalhar com estrutura de aço.

 

http://www.votoraco.com.br/por-que-usar-aco-na-construcao-civil/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2017. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.