(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Quais fatores podem afetar a produtividade de uma obra
Quais fatores podem afetar a produtividade de uma obra

 

A construção civil, assim como outros projetos que dependem de viabilização, mão de obra, aspectos climáticos etc, estão sujeitos a imprevistos que podem acabar atrasando o andamento de uma obra. É importante sempre ressaltar que alguns fatores, apesar de afetarem a produtividade, também podem ser superados com facilidade, sem precisar ser um pesadelo para os engenheiros e profissionais envolvidos no projeto. Confira 3 desses fatores:

1. Número de funcionários contratados

Um erro comum que pode acontecer com diversas empresas é acabar se planejando mal em relação à contratação de funcionários e assim acabar colocando pessoas de mais ou de menos em uma única construção. Isso é um problema de planejamento que acaba afetando a produtividade, pois, ter funcionários de mais irá fazer com que muitos acabem sendo ociosos e até mesmo eventualmente atrapalhem os outros, e ter funcionários de menos significará sobrecarregar esses poucos, afetando até os prazos de entrega esperados. Sendo assim, é preciso realizar uma análise ampla de gerenciamento de equipe, ter um pensamento analítico e realista em relação aos profissionais, aos prazos e aos recursos disponíveis na hora de começar uma obra.

2. Tempo de transporte dos materiais

Já falamos aqui no blog sobre como realizar a compra de aço cortado e dobrado, e como é importante comprar com fornecedores de confiança que irão entregar os materiais no dia determinado, de acordo com o planejamento. Essa etapa é muito importante, pois apenas um leve atraso no cronograma determinado, já pode acabar atrasando a obra em vários dias. O ideal é sempre ter em mente a quantidade de cada material, a necessidade de cada um e a distância que eles terão que percorrer para conseguir determinar qual dia ele deve ser transportado.

3. Fatores externos

É claro que não dá para controlar os fatores que não dependem da sua equipe ou da sua empresa, mas é sim necessário estar preparado para emergências e apostar em uma comunicação boa com a sua equipe. Fatores de viabilização, assim como climáticos ou empecilhos com a equipe, podem aparecer. Se um funcionário ficou doente, ou se um fornecedor atrasou um serviço, por exemplo, é preciso sempre informar a todos de uma maneira direta para evitar que haja ainda mais problemas de produtividade. Afinal, um gerente de obras não pode impedir que fatores externos aconteçam, mas ele pode decidir como vai lidar e comunicar esses problemas para os de mais.

 

http://www.votoraco.com.br/quais-fatores-podem-afetar-a-produtividade-de-uma-obra/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h