(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Quais os tipos de projetos para construção
Quais os tipos de projetos para construção

http://blogpraconstruir.com.br/wp-content/uploads/2017/09/projetos-o-que-e-1-640x640.png

 

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado específico. Os projetos estão em tudo que fazemos, desde a fabricação de clipes a construção de espaçonaves. Neste post nós vamos explicar tudo sobre os projetos para construção de casas. Confira!

Quais os tipos de projetos para construção?

Na construção residencial, podemos definir os projetos para construção como o conjunto de documentos que descrevem como a sua casa deve ser construída. Os documentos que geralmente compõem o projeto de uma casa são: maquetes eletrônicas em 3D, planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, quadro de esquadrias, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, memorial descritivo dos materiais, entre outros.

Para elaborar cada um destes documentos, são feitos estudos e análises detalhadas. Assim é possível antecipar a identificação de problemas e até ver como a casa ficará quando estiver pronta. Além de permitir quantificar todos materiais e serviços para melhorar no seu orçamento, identificar os problemas na elaboração do projeto custa muito mais barato do que durante a execução. Ou seja, um bom projeto ajuda você a economizar na sua obra.

É nesta etapa que você deve colocar todas as suas ideias no papel. Por isso, anote tudo que deseja para a sua casa nova para não esquecer de falar para o seu arquiteto considerar no projeto arquitetônico.

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico, ou também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.

A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa.

Os outros desenhos que normalmente compõem o projeto arquitetônico são:

  • Fachadas
  • Planta de implantação
  • Planta humanizada
  • Cortes verticais das áreas molhadas
  • Pontos de eletricidade e iluminação
  • Pontos e elementos da parte hidráulica
  • Quadro de esquadrias
  • Paginação dos pisos e revestimentos
  • Planta de cobertura

Para fazer o projeto executivo você deverá contratar um arquiteto devidamente credenciado no CAU. Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras) para elaborar o projeto ideal para a sua casa.

Outra opção que vem ganhando espaço no mercado devido ao seu preço mais acessível, é comprar um projeto “pronto” e depois adaptar para as condições do seu terreno. Mas como saber qual é a melhor opção: comprar uma planta pronta ou contratar um arquiteto?

 

Projeto Estrutural

Você deverá contratar um engenheiro civil calculista para fazer o projeto estrutural da sua casa. Ele irá analisar a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (peso) para compor cálculo das fundações e estruturas necessárias para manter a sua casa de pé e evitar problemas futuros, como tricas, rachaduras, e até desabamentos.

Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa. Os elementos mais comuns são:

  • Fundações: sapata, estaca, radier e viga baldrame.
  • Superestrutura: colunas ou pilares, vigas e lajes.

Geralmente, os tipos de concreto e aço e as quantidades necessárias para a execução, também são especificados no projeto. Esta informação será muito útil na hora de compras os materiais da sua obra.

Projeto Legal

Para iniciar uma construção é necessário ter o alvará da obra emitido pela prefeitura da sua cidade. Sem o alvará a sua obra corre o risco de ser paralisada e multada. O alvará também é exigido pelos bancos na hora de liberar o financiamento.

 

Neste projeto o objetivo é demonstrar para a prefeitura que as normas e exigências do Código de Obras Municipal foram atendidas. Geralmente os desenhos técnicos exigidos são os mesmos do projeto arquitetônico, mas com algumas modificações na planta baixa.

Cada prefeitura tem a sua regra, mas as exigências mais comuns são: taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, iluminação, ventilação e os recuos a serem utilizados na obra. Se você for construir em condomínio, fique atento também as regras de construção internas.

 

http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/projetos-para-construcao/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h