(48) 3338-8244 / 99141-6921

vendas@ilhafer.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Ilhafer » Tipos de Fundações: Estacas
Tipos de Fundações: Estacas

http://blogpraconstruir.com.br/wp-content/uploads/2018/01/o-que-%C3%A9-estacas-768x576.jpg

 

O que são estacas?

 

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações.

 

A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme. Desta forma as cargas das colunas, vigas, lajes e telhados são transmitidas para as fundações rasas. E das fundações rasas para o solo através das estacas.

 

As estacas podem ser feitas com diversos materiais como madeira, aço, concreto e concreto armado. Em casas é mais comum vermos estacas feitas de concreto armado. As estacas fazem parte dos elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro e constar no projeto estrutural.

 

Geralmente as posições das estacas são as mesmas das sapatas e colunas. O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

 

As estacas mais comumente utilizadas para construções residenciais são escavadas e moldadas no local da obra e feitas com concreto armado. As estacas são perfuradas através de um equipamento chamado trado. O trado é uma lâmina helicoidal que perfura o solo através da rotação. A rotação pode ser gerada manualmente, ou de forma mecanizada, mas isso depende tipo de solo e dimensões da broca.

 

As armações de aço das estacas geralmente têm formato de colunas de aço quadradas, triangulares e circulares. Em algumas situações não é necessário usar armações. Neste caso é só colocar as barras de aço ao longo da extensão da estaca sem amarração entre elas.

 

Combinação com outras fundações

 

Normalmente à fundação com estaca é utilizada junto com as sapatas isoladas + viga baldrame. Quando as estacas são utilizadas somente com a viga baldrame é necessário fazer um reforço. Este reforço recebe o nome de coroamento e é um bloco de concreto semelhante a sapata, mas sem estrutura de aço.

 

Nós conseguimos explicar o que é uma fundação do tipo estaca? Se você ficou com alguma dúvida, por favor, compartilhe nos comentários ou nos envie através deste formulário. Nós teremos muito prazer em te ajudar.

 

Como fazer um estaca?

 

Perfuração

 

As marcações da localização das áreas para perfuração são feitas na etapa do gabarito com auxílio do prumo de centro. Verifique se as marcações estão de acordo com o projeto estrutural.

 

Nos pontos onde foram feitos a marcação, se realiza uma pequena escavação de 30 cm já com o diâmetro da estaca. Esta escavação servirá de auxílio para o posicionamento do trado. Confira se o diâmetro da escavação é o mesmo da estaca projetada no projeto.

 

Depois posiciona o trado manual ou mecânico e inicia a perfuração até atingir a profundidade do projeto. A cada 2 m de profundidade, a haste do trado é girada no sentido contrário ao da perfuração para a retirada do solo.

 

Posicionamento das armações de aço

 

Atingida a profundidade do projeto é feita a concretagem do fundo da estaca para formar uma base. Depois são posicionadas as armações de aço da estaca e feita a concretagem. Verifique se as armações de aço não estão em contato com solo. Alguns profissionais preferem colocar as armações de aço depois do concreto.

 

Concretagem

 

A concretagem é realizada com auxílio de uma bomba de concreto. Esta pode estar acoplada ao equipamento do trado. Confira se o concreto utilizado foi feito com o traço correto conforme especificado no projeto.

 

Após a alocação das ferragens e concretagem realiza-se a limpeza do topo da estaca e das armações que ficaram expostas. A construção das fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) devem começar depois da secagem das estacas.

 

Como calcular os materiais de construção?

 

Concreto

 

Para saber quanto comprar de cimento, areia, pedra ou concreto usinado (pronto), é necessário calcular o volume das estacas. Para isso basta multiplicar a área da base x altura da estaca para saber o volume de cada estaca. Depois é só multiplica pela quantidade de estacas para ter o volume total.

 

Se você optou pelo concreto pronto, não precisa calcular mais nada. Agora, se optou em fazer o concreto da obra, o próximo passo é verificar o rendimento do traço do concreto. Depois, é só multiplicar o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) pelo volume calculado anteriormente.

 

Aço

 

As armações de aço podem ser adquiridas por peso (kg) conforme o projeto estrutural. Neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto estrutural.

 

Existem também a opção de comprar as armações prontas. Mas neste caso o seu projeto deverá ter as mesmas dimensões das estruturas disponíveis no mercado.

 

Outra opção é fazer as armações na obra. Neste caso você deverá calcular a metragem linear das barras de aço das armações. Depois dividir a metragem total por 12 metros para saber quantas barras de aço precisará comprar.

 

Achou complicado calcular a quantidade de materiais do radier? Não perca tempo fazendo contas, use as nossas calculadoras de materiais para fazer a simulação de quanto irá precisar comprar de cada material.

 

http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/estacas/

Home | A Empresa | Corte e Dobra | Tecnologia | Produtos | Serviços | Portfólio | Fotos | Blog | Fale Conosco

Ilhafer Ferro e Aço para Construção © 2018. CNPJ: 24.664.890/0001-02. Travessa Jambolão, nº. 55, Campeche, Florianópolis-SC - CEP: 88.066-023.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.

Horário de Funcionamento: Seg-Qui: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 18.00h | Sex: 07.30h - 12.00h / 13.30h - 17.00h